3 de março de 2009

EAD É A SOLUÇÃO - COMO ENTRAR E COMO NÃO CAIR EM ARMADILHAS

Faz muito tempo que existe esse termo "EAD", mas não muito que é posto em prática.
Mesmo com muitos prós, ouço diariamente pessoas perguntando se é bom fazer um curso técnico, graduação ou pós nessa modalidade à distância.
Minha resposta é sempre a mesma desde que tomei conhecimento dessa modalidade de ensino: CLARO que vale a pena!


A modalidade de Ensinoà Distância é mais antiga do que ,muita gente imagina.
Se voltarmos no tempo, lembrando a grécia antiga,  tinhamos relatos de compartilhamento de conhecimento através  de cartas.
No Brasil há centenas de instituições de ensino que usam desse recuros como complemento e, algumas, até como métodologia principal de ensino. IUB e Instituto Monitor foram umas das primeiras a atuarem nessa modalidade, por via de correspondências.


De olho nesse cenário, muito se estudou sobre a questão pedagógica envolvida nisso. Por fim, todas as pesquisas que avaliam a viabilidade dessa modalidade apontam para o positivo.
É tanto que há instituições cadastradas no MEC na modalidade EAD.


Com tudo isso, surgem questões como:
>EAD é bom mesmo? vale a pena abrir mão de um curso presencial para fazer um à distância?
A principal delas: "Não é a mesma coisa de eu baixar uma apostila e estudar só?".

Não é a mesma coisa, pois "baixando uma apostila" o leitor teria uma fonte de pesquisa mas as dúvidas que forem surgindo o mesmo não teria como tirar.
Além de instituições de ensino, algumas pessoas optam por abrirem portais de EAD para dissemirarem seus conhecimentos e abrir oportunidade de ensino àquelas pessoas que não possuem disponibilidade de locomoção e de tempo.
Acontece assim com a modalidade de Monitoria EAD em cursos técnicos, graduação e mestrado.
Existem vários relatos de professores e monitores de sala usando portais EAD para aproximarem o aluno do conhecimento. Fazendo assim com que o aluno tenha um local onde recorrer, caso haja alguma dúvida sobre seus estudos.

Perigo - Falsos EADs acabam com a reputação
Existem, claro, pessoas que se aproveitam da fraquesa que a modalidade de ensino possui: não saber quem está do outro lado. Há relatos de portais EAD divulgados na internet que prometem um bom nível de aprendizado, porém falsos pois muitos não fazem nada mais que postar apostilas para o aluno ler.
Há também pessoas que cobram(e caro) para inscrição em curso (geralmente curso de línguas) que nãp existem.

A solução é ir até a instituição, ou fazer somente cursos presenciais pois são mais seguros?
Não! Definitivamente, a modalidade EAD veio para ser um trunfo no ensino. Não deve ser encarada como uma coisa duvidosa.
Levando em consideração que existem muitas empresas que abrem falencia de um dia para o outro, nada garante que os R$1200 qe você pagou por aquele ótimo curos de inglês(do cartaz) não vão para o bolso de alguém que você nunca verá.

Recentemente eu tive a experiência de fazer alguns cursos em um portal EAD e estou adorando.
Recomendo até. IPED - Instituto Politécnico de Ensino à Distância.
Lá há vários cursos, de diversas áreas, a um  preço muito bom.

Bom, para fechar o post só um merchan...
www.garagem-virtual.net
Esse é o portal de software house que disponibiliza cursos na modalidae EAD. Muito bom para quem está iniciando na área de tecnologia.

Nenhum comentário: