11 de janeiro de 2011

Relacionamento com o cliente (remake) parte 1

Ano novo, já se passaram as festas de fim de ano... as vendas já começam a esfriar... você fez tudo o que pôde para vender a todos os que passaram em frente a sua loja...
Não adianta gritar!
E agora?
Bom, agora você está se perguntando: devo demitir os funcionários temporários agora, antes que eu tenha prejuízo, já que as vendas agora começam a cair e só voltam no carnaval?

Esse é um caso clássico de empresas que não sabem onde estão e para onde vão seus clientes. Depois de uma boa venda (digo boa pela quantidade de dinheiro gasto no produto que levou) você ficou satisfeito temporariamente e o cliente não voltou mais.


Quem sabe ele não está, nesse momento, comprando um produto similar, talvez de uma qualidade bem inferior, em seu concorrente da esquina?
Não me espantaria se esse cliente nunca mais voltasse a sua loja, a menos que você baixe os preços em uma desesperada promoção (ou sorteio de brindes, sei la)... enquanto isso o cliente está indo na loja da esquina e continua tomando cafezinho(pode se uma água) enquanto para para escutar do vendedor o quanto a família dele vai se sentir reunida ao ter aquela TV de 42" superfaturada ($$$), ou comendo pizza em um forno elétrico que vai empestar sua casa de gordura...

Sabe por que ele não voltará mais?
Simples: ele recebeu um cartão fidelidade, ou um bônus por indicação. Isso fez com que seus amigos e parentes comprassem naquela loja, aumentando a satisfação de comprar lá. 

"Uma vez que meus visinhos já falaram bem de lá e minha sogra comprou aquele liquidificador ali"

A sacada de uma boa venda, ou de um serviço bem prestado está em realizar o que o cliente está querendo: satisfação é a palavra chave!

Já ouvi maravilhas de amigos que são tratados pelo nome assim que ligam para a pizzaria TAL no bairro que moram... ISSO É A DIFERENÇA!
Seus clientes não são apenas zumbis compradores... são seres humanos que nem você. Assim sendo, gostam de serem bem tratados e, lógico, levar alguma vantagem na negociação (ou pensar que estão levando).

Dica: da próxima vez... ofereça água ao marido de uma possível compradora... quem sabe ele não é aquele cliente em potencial que levará o home theater que almentará significativamente sua comissão no fim do mês.

Nenhum comentário: