Antes dos padrões de desenvolvimento e de gerenciamento de projetos, os desenvolvedores eram o que "detiam todo o poder" sobre a tecnologia existente.
Infelizmente, nem sempre quem tem o poder sabe usá-lo corretamente.
Embora os programadores de Clipper soubessem como ninguém manipular as "pseudo janelas" e as funcionalidades que eram dadas à elas, havia o grande problema da manutenção. Assim, se "o cara que fez o programa" morrer... bom, creio que as escolas técnicas tinham a responsabilidade de formar mais caras que desenvolvam outros programas similares... ;)
Ainda bem que os conceitos de organização, utilizados há séculos na administração , foram vistos com bons olhos pelo pessoal das empresas de software.
Surgiram então os padrões de projeto... e com eles, a ferramenta maravilhosa para o novo mundo dos desenvolvedores: "Reutilização de código".
Não somente para os desenvolvedores é esse mundo novo... os gestores de T.I surgiram para desmistificar o pensamento de que a empresa que tem computadores precisa de um " técnico em informática" e ele é o responsável pela máquina funcionar. Com essa filosofia, foi-se dando mais atenção aos analistas sistemas, gerente de projetos, analista de suporte, gerente de tecnologia em marketing, entre outros cargos que atingem tanto à área de tecnologia computacional quanto ao conceito de relacionamento com o cliente utilizando essa ferramenta como diferencial competitivo: "o profissional em T.I".
Assim, começamos esse novo blog... apresentando uma minúscula introdução (e defesa ;) ) dessa área tão falada no cotidiano das grandes empresas.
Espero que gostem desse blog feito especialmente para os que são, querem ser ou gostaria de saber alguma coisa sobre T.I e negócios.
2 comentários:
Cara, parabéns pelo blog e pelo texto...vou acompanhar isso aqui de perto :).
Abração.
Parabéns pelo blog, mano!
Sucesso!
Postar um comentário