2 de novembro de 2008

Open Source como diferencial.

Não é difícil encontrar em uma lisa de contatos de qualquer estudante entusiasta de sistemas open source (OSI) alguma indicação para grupos de estudos de Software Livre...
Será que isso é uma representação do que está por vir ou apenas uma tendencia de moda?

Bom, recentemente li no blog de Mulatinho (Slack PE) um post sobre a questão de algumas empresas terem medo de migrar suas soluções para a plataforma livre.

Certamente esses estudantes que se entusiasman tanto com os conceitos e o poder que o mundo Open Source lhes dá, terão que enfrentar uma realidade bruta e deverá ter muita preparação e "cabeça" pra mudar esse cenário. Ou segui-ló (até porque quem vai dizer o sistema que quer é o cliente).

Muitas empresas no brasil já adotara o pensamento de utilizar ferramentas e fabricar produtos(software) open source. Lembrando que Sofware Livre não é o mesmo que "programa de graça".
Há o exemplo da empresa que recentemente tive notícias em Recife-PE: PowerLogic. Empresa mineira que conta com uma representação no porto digital.
Essa empresa possui uma ferramenta muito boa para desenvolvimento, gerenciamento/acompanhamento do projeto e garantia da qualidade do mesmo. Utilizando a filosofia Open Source, ou seja, quem compra a solução leva o código fonte para poder fazer suas modificações(se necessário).

Você já deve ter percebido que não estou falando apenas de Sistemas Operacionais Open Souce, mas também de sistemas/programas/softwares em geral.

Enquanto alguns se maravilham com o poder do M$Project, outros se maravilham com a praticidade so dotProject.

Se no mundo dos negócios o que vale é ganhar dinheiro, porque não começar cortando gastos? ;)
Claro, a utilização de S.O Livre demanda uma boa qualificação (e ainda meio cara). Porém esse investimento em qualificação garante que não vamos mandar milhares de reais para o exterior procurando uma solução (temporariamente) mais atraente e fácil para os empregados da empresa.

No mais, a utlização de sofware livre (open) é o que tem auxilado muito as pequenas empresas à darem uma alavancada, pois a longo prazo garante a diminuição de gasto$.
Isso não quer dizer que a mão de obra especializada em linux vai fazer tudo de graça. Isso quer dizer que ao invés do empresário investir R$ XXX.XX por máquina a cada versão nova da M$. basta o investimento na mão de obra nacional para o bom funcionamento da sua empresa.

Nenhum comentário: