Seja um projeto "simples" de faculdade, um programinha de padaria que algum conhecido pediu para um programador fazer, até uma empresa software house, o dilema é sempre o mesmo na hora de reunir um grupo para, em tese, aumentar desempenho e terminar o trabalho em menos tempo (dividir para conquistar).
Isso não acontece apenas falando de programação de computadores ou desenvolvimento de sistemas.
Reunir um equipe para se trabalhar num mesmo fim é um desafio para o setor de RH de todo tipo de empreendimento.
Não pela incompetência desses administradores de Recursos Humanos, mas pela dificuldade de implantação de dinâmicas de grupo que afasta cada vez mais os funcionários, causando até o fenômeno de os funcionários(ou membros da equipe) sempre estarem almejando se sobressair ao seu colega de trabalho. Gera uma competição que no fim, pode prejudicar o andamento não somente de um projeto mas também de suas carreiras.
Em se tratando de profissionais de T.I, isso é uma realidade que assusta aos gerentes de equipe.
O grande problema? Bom pode-se dizer que geralmente quem é da área de T.I tem uma certa dificuldade em trabalhar em equipe por possuir um conhecimento relevante em uma série de assuntos.
Quando esse profissional se vê perante um problema que envolva seu conhecimento, o mesmo sempre tenta resolver tudo só. Pois, na maioria das vezes acha os outros muito devagar e não quer esperar.
Como trabalhar em equipe e como fazer com que se trabalhe em equipe?
Creio que procura uma resposta agora que anunciei esse título.. ;)
O que pode ser feito para começar um planejamento de equipe é, claro, encontrar pessoal qualificado para o assunto.
Isso vale tanto para uma equipe que se reúne para um trabalho acadêmico, como para uma equipe que está competindo em algum campeonato, até quem tem um belo emprego num C.E.S.A.R da vida ;)
Muitos vão na euforia e escolhem sempre os mais "chegados à ele", sem se preocupar com o nível de responsabilidade envolvido.
Para dar continuidade à "receita", a palavra é RESPONSABILIDADE. Não adianta e reunir os melhores programadores, ou os melhores arquitetos se eles não tem o mínimo de comprometimento com suas próprias tarefas.
Por fim, e esse se divide em um ciclo bem envolvente, sobra o planejamento e execução das tarefas do grupo.
A grosso modo ficaria algo assim:
Sempre atendo na manutenção dos prazos assim que se efetivar uma etapa de desenvolvimento.No mais, o "caminho das pedras" é enfrentado com muita boa vontade e com apoio de ferramentas colaborativas...
Nos próximos posts devo falar sobre essas ferramentas de gerenciamento e apoio coletivo.
Há softwares, sistemas e projetos conceituais que tratam da interação de equipes, tando na questão da documentação quanto no desenvolvimento das atividades. Garantindo a qualidade do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário