7 de novembro de 2008

Gerenciando Equipes 2 - Groupware

No post anterior falei apenas uns conceitos, como "motivação" para trabalhos em grupos.
Não tenho muitas experiências boas quanto a trabalhos em grupo. Porém, essas experiências serviram para trabalhar meu senso de organização.
A parte mais difícil quando se trabalha em grupo é quando chega na parte do ciclo que trata de "troca de informações".
Assim como acontece em uma comunidade real, pessoas que têm um certo envolvimento em um problema dificilmente tem a proeza de trocar informações com o mundo externo. Recorrendo muitas vezes ao próprio conhecimento ou, no máximo, buscando em fontes que não necessitem de interação com outro peopleware.



Para driblar isso e garantir maior interação entre os membros de uma equipe e a qualidade dos resultados, assim como diminuir os erros na hora de integrar esses dados gerados pelos componentes da equipe, surgiram os sistemas Groupware.

Groupware = "Sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado."
(Skip Ellis, Wikipedia pt)

Como a definição deixa bem claro, é uma ferramenta colaborativa que auxilia os membros de uma equipe à trocarem informações e gerencia os recursos dessa mesma equipe.
Existem vários sistemas Open Source, Gratuitos e Pago$ para esse fim.
A definição de uso desses sistemas não é tão trivial, porém é uma mão-na-roda quando se trata de gerenciar recursos.
O conceito que todos usam é o mesmo:

>Definir os membros que compõem a equipe;
>Definir, entre esses membros, suas funções;
>Entre essas funções, suas prioridades;
>Dessas prioridades, suas dependências;
>Prazos e metas, assim como as definições do projeto;
>Recursos a serem utilizados e o tempo médio para utilização dos mesmos;
>Manutenção dos dados colhidos entre os usuários e compartilhamento dos mesmos com seus gerentes;
>Manutenção dos recursos, datas e metas.

Com essa filosofia fica mais fácil de se gerenciar os trabalhos em grupo.
Exemplo?
Bom, mais pra frente posso postar um artigo sobre como utilizar uma ferramenta groupware.
Por hora posso dar um exemplo que achei arretado de ferramenta de desenvolvimento de software que lida com esse conceito de groupware.
Fui (isso ja faz uns 4 meses) à uma palestra promovida por uma empresa que possui representante no porto Digital (a empresa é de Minas). Na palestra foi apresentada uma ferramenta, que integra softwares, para o gerenciamento de projetos para Java EE.
Partindo desde a elaboração dos requisitos, acompanhamento dos membros da equipe, manutenção de datas. O sistema também conta com uma ferramente integrada o UML com o desenvolvedor dos códigos java no eclipse.

Exemplo de groupoware: e-Groupware



Para finalizar, faz um tempo que uso uma ferramenta que pode se dizer que é um auxilio no trabalho em grupo. Chama-se Google Docs.
Nele é possível criarmos documentos que podem ser compartilhados com outros usuários para editoração ou somente para visualização. Contando com atualização em tempo real. Isso é de grande ajuda quando falamos de documentação de projetos, assim mantemos a equipe sempre atualizada sem ter que ficar enviando memorandos e cópias atualizadas para cada e-mail.

Vídeo Google Docs:

Nenhum comentário: