27 de outubro de 2009

Inovador ou Inventor... escolham seus títulos

Recentemente encontrei esse post na internet e publicarei aqui. Trata de uma questão que o "empreendedor" deve ter consigo: "Sou inovador ou sou um inventor?"
----
Ser um empreendedor tem mais a ver com um estado de espírito do que um estado de emprego. E quando você pensa em ser um empreendedor, não significa simplesmente abrir uma empresa.
Uma das coisas mais consistentes que ouço de empreendedores é: ” eu tenho uma grande idéia.” E os conselhos que muitas vezes eles desejam é como escrever um plano de negócios e torná-lo a sua Bíblia.

Os empreendedores, na sua maioria, acreditam firmemente que não há nada melhor do que essa ferramenta para desenvolver uma idéia. Ledo engano! Quem pensa dessa forma, não sabe que este é o primeiro passo de uma longa jornada.
Não confunda ser um empreendedor com ser um inventor. Ação é o que diferencia um empreendedor de um inventor. Se você quiser se concentrar em idéias, torne-se um inventor – não um empreendedor.
Provavelmente, os empreendedores gastam mais tempo na elaboração dos planos de negócios do que sobre qualquer outra coisa. Mas os planos de negócios são muitas vezes inúteis e mesmo contraproducentes; o velho ditado - “o planejamento é tudo, os planos não são nada”, não podia ser mais verdade no empreendedorismo.
O importante é o processo de planejamento, mas você também tem que estar disposto a jogar fora o plano. A maior vantagem da que você tem em relação a uma empresa estabelecida é a sua capacidade de ser ágil para mudar. Se você estiver apegado às suas idéias ou ao seu plano de negócios, você irá falhar.
Portanto, não tenha medo de jogar fora o seu plano de negócio, adaptar e desistir de sua idéia original… e deixe a sua empresa ter sucesso!
Fonte: http://www.cavagnoli.com/irani/?p=1512
Autor: Irani Cavagnoli

Nenhum comentário: