15 de outubro de 2013

Restaurantes e marketing: novidade X tradicional (intro)

Um ponto que intriga muitos donos de restaurantes, principalmente aos mais novos no ramo, é que os clientes que procuraram frequentar seu estabelecimento quando ele era uma novidade logo o deixam para visitar aquele antigo e tradicional café, restaurante ou lanchonete concorrente. A explicação disso está na estratégia aplicada para atrair esse público inicial.



Todo tipo de negócio é passível de sucesso, tanto quanto pode fracassar nos primeiros meses de vida, não deixando margem para reinvestimento ou tentativas de melhorar. Isso não é caso de se desesperar, também não é para ficar esperando no que vai dar.
Neste ponto eu puxo um assunto que ainda não encontrei referências, até agora, na internet. Caso o leitor deste post encontre ficarei muito feliz se compartilhar comigo.
O assunto que trato aqui é sobre marketing – não propaganda, publicidade ou divulgação, mas MARKETING – e uma observação que vou me concentrar para explicar minha teoria é sobre ações que envolvem empresas, no ramo de restaurantes e afins, para tentar atrair, fidelizar e engajar seus clientes público-alvo do estabelecimento.

Primeiramente é bom esclarecer o paradoxo envolvido no título desse artigo. Vou tentar ser breve na minha explicação (quem me conhece sabe que isso é bem difícil).
Marketing para restaurante envolve uma estratégia definida, porém, como toda estratégia, deve ser analisada durante sua execução. Nesse ponto temos duas estratégias que são comumente escolhidas por donos de restaurantes – talvez intuitivamente ou propositalmente – são elas: a de ser tradicional ou promover interesse pela novidade.

Independente da escolha que o estabelecimento faça, o importante é escolher, pois não tem como manter um local sempre com novidades e promovendo um ambiente com aquela cara conservadora e tradicional – existem exceções a toda regra, mas o esforço é muito grande para conseguir.

Até á... Esse post é livre e pode ser copiado, desde que citada a fonte e o autor.

Nenhum comentário: