Um ponto que intriga muitos donos de restaurantes,
principalmente aos mais novos no ramo, é que os clientes que procuraram
frequentar seu estabelecimento quando ele era uma novidade logo o deixam para
visitar aquele antigo e tradicional café, restaurante ou lanchonete
concorrente. A explicação disso está na estratégia aplicada para atrair esse
público inicial.
Todo tipo de negócio é passível de sucesso, tanto quanto
pode fracassar nos primeiros meses de vida, não deixando margem para
reinvestimento ou tentativas de melhorar. Isso não é caso de se desesperar,
também não é para ficar esperando no que vai dar.
Neste ponto eu puxo um assunto que ainda não encontrei
referências, até agora, na internet. Caso o leitor deste post encontre
ficarei muito feliz se compartilhar comigo.
O assunto que trato aqui é sobre marketing – não
propaganda, publicidade ou divulgação, mas MARKETING – e uma observação que vou
me concentrar para explicar minha teoria é sobre ações que envolvem empresas,
no ramo de restaurantes e afins, para tentar atrair, fidelizar e engajar seus
clientes público-alvo do estabelecimento.
Primeiramente é bom esclarecer o paradoxo envolvido no
título desse artigo. Vou tentar ser breve na minha explicação (quem me conhece
sabe que isso é bem difícil).
Marketing para restaurante envolve uma estratégia definida,
porém, como toda estratégia, deve ser analisada durante sua execução. Nesse
ponto temos duas estratégias que são comumente escolhidas por donos de
restaurantes – talvez intuitivamente ou propositalmente – são elas: a de ser
tradicional ou promover interesse pela novidade.
Independente da escolha que o estabelecimento faça, o
importante é escolher, pois não tem como manter um local sempre com novidades e
promovendo um ambiente com aquela cara conservadora e tradicional – existem exceções
a toda regra, mas o esforço é muito grande para conseguir.
Até á... Esse post é livre
e pode ser copiado, desde que citada a fonte e o autor.
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