15 de outubro de 2013

Restaurantes e marketing: novidade X tradicional (tradicionais)


Na postagem anterior eu falei um pouco sobre essa questão de se escolher entre um ambiente tradicional e um que promova novidades. Lembrando que estou falando sobre estratégias que são aliadas ao modelo de negócio, nesse post você confere uma explicação sobre estratégia de restaurantes tradicionais.

Estabelecimentos que promovem tradição são aqueles que possuem um ambiente acolhedor, atendimento padrão – às vezes o garçom conhece os clientes pelo nome e detém sua preferência. Nesse estabelecimento os móveis, a decoração, os garçons e até o cardápio passa para o cliente uma sensação de que ele sabe o que pode esperar.
Nesse tipo de estratégia e modelo de negócio os erros são muito comuns e mais facilmente percebidos pelos clientes, frequentadores mais assíduos. Os mais perceptíveis são os de atendimento ou o de falta de algo no cardápio, sendo o primeiro essencial para determinar se o cliente voltará ou fará propaganda negativa ao seu ciclo.


É importante frisar que promover um ambiente tradicional não é simplesmente colocar detalhes na decoração de madeira (ou que lembrem), mogno ou algo que remeta a coisa antiga. Existem muitos ambientes que conseguem vender o tradicionalismo sem ter que apelar para o velho, assim como existem ambientes de novidade que vão achar que são tradicionalistas por ter detalhes rústicos em sua decoração.

Esse post é livre e pode ser copiado, desde que citada a fonte e o autor.

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