Aqui estamos falando sobre estratégias em ambientes culinários que promovem novidades. Continuando a série que fala sobre marketing em restaurantes.
Em ambientes que promovem a novidade é interessante lembrar
que: tudo de é novo, é novidade. Essa frase eu ouvi de um empresário ao tentar
me dizer que amanhã todos já saberão dessa novidade, deixando de ser atrativo
por ser novo. Portanto, ao invés de ser somente novo, é necessário envolver o
cliente para participar dessa novidade de forma que ele tome isso como algo
único.
Um cardápio que faz o cliente experimentar algo novo, a
cada visita, é um cardápio eficaz para um restaurante de novidades. Se o
cliente pede sempre a mesma coisa ou demora muito para escolher o prato dessa
visita, algo pode estar errado.
Como isso ficou muito longo, como a maioria dos textos que
eu publico, vou finalizar dando um exemplo de café que promove novidade e que
me faz sempre escolher algo diferente a cada visita. Pode parecer uma análise
muito pessoal, mas observei por um bom tempo várias pessoas diferentes em
minhas visitas no Seven Wonders Café.
O Seven é um estabelecimento que fabrica tudo o que
comercializa (tirando o refrigerante), fazendo ótimas tortas salgadas e doces,
sem falar nos cafés, crepes e saladas.
Seu diferencial? A proposta de valor começa no nome do
restaurante que sugere as 7 maravilhas do mundo moderno.
O cardápio faz você viajar entre os monumentos históricos,
conhecer história e locais pelo sabor proposto. As combinações entre nome e
sabor são muito estreitas. Principalmente quando você se depara com o Coliseum
(tortas doces e salgadas), onde faz você lembrar que, realmente, toda torta
(quando redonda) lembra o Coliseum de Roma, pois vai se partindo sempre
deixando uma parte em pé, imponente e provocando você á tentar derrubá-la.
Muita viagem? Bom, é uma das várias sensações que o
cardápio oferece.
Mais ai você me pergunta: mas o ambiente lá é emadeirado,
rústico, lembra antiguidades em seu cardápio. Então porque você está dizendo
que é de novidade?
A simples resposta que posso dar é que a proposta de valor
do estabelecimento é de que o cliente sinta-se em um local despojado, pois as
mesas lembram pubs informais, os garçons possuem uma comunicação mais informal
e fica em lugares inusitados (ao meu ver), pois na maioria das vezes você
encontra a Sevem em uma livraria – no caso de Recife, fica na livraria Cultura.
Bom, no próximo post
vou dar umas dicas de como analisar um ambiente tradicional e dar um exemplo.
Espero que esse artigo tenha servido para abrir a mente de
alguns, fixar ideia em outros e principalmente promover que todos devemos ter
uma estratégia definida.
Lembrando que toquei em um ponto bastante genérico e
superficial da estratégia do negócio, onde envolve um pouco de marketing e do
modelo do negócio. Dentro de um ambiente de novidade existem várias ações a
serem pensadas em curto, médio e longo prazo para sempre promover o engajamento
dos clientes.
Esse post é livre
e pode ser copiado, desde que citada a fonte e o autor.
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